Como NiQuitin irá ajudar a vencer o vício
4 min leituraUm dos aspetos mais cruciais para quebrar o seu vício de fumar é a capacidade de reconhecer o seu vício. Se está a ler isto, já ultrapassou um grande obstáculo e está a enfrentar o seu hábito de cabeça erguida neste momento. Não se preocupe, a maioria das pessoas com vício de fumar ficam surpreendidas com o quanto isso a pode controlar. O vício é mais do que apenas físico, controla a nossa mente e também os nossos comportamentos pessoais e sociais. Saber como o vício o/a afeta fará com que se prepare melhor para o enfrentar e obter o apoio certo ao longo do percurso. O conhecimento é fundamental para desistir e fazer lembrar que você não é fraco/a. O vício é físico 1.
O vício de fumar funciona de três maneiras principais
Fisicamente
Este é o lado químico do vício. A nicotina encontrada no tabaco é altamente viciante, atingindo seu cérebro em apenas 10 segundos 2 e ativando a libertação de produtos químicos que causam a sensação de prazer ou reduzem a ansiedade por um breve momento. O seu cérebro habitua-se a estes químicos e desenvolve uma necessidade de nicotina ao longo do dia para evitar qualquer sintoma de abstinência 3.
Em termos comportamentais
Fumar não é apenas quimicamente viciante. É também psicologicamente.1. Você forma padrões de comportamento que depois os relaciona com o fumo. Quer seja o cigarro que fuma assim que acorda ou o cigarro depois do jantar. Estes são estímulos comportamentais que passaram a fazer parte do seu dia-a-dia 1.
Sensorial
Da mesma forma que fumar é física e psicologicamente viciante, também o é de uma forma sensorial. Grande parte da sua dependência foi formada com base no facto de fumar ser agradável e gratificante. A recompensa assume a forma de cada um dos seus cigarros, por isso habitua-se a ter estas recompensas ao longo do dia e provavelmente ainda mais quando socializa 1.
Deixar de fumar de repente pode ser difícil, apenas 4% 4 dos fumadores conseguem ter sucesso de forma permanente com este método. O seu cérebro e corpo criaram uma dependência. Por isso, apenas reduzir a nicotina abruptamente pode provocar-lhe desejos intensos e sintomas de abstinência, com alguns efeitos secundários desagradáveis como.
Dores de cabeça / Tremores / Náusea / Transpiração / Irritabilidade / Ansiedade
Não se preocupe, isto não é algo que tenha que sofrer sozinho. Ao compreender os desafios que poderá enfrentar e ao armar-se com uma forma de substituir a nicotina, terá muito mais hipóteses de acabar de vez com o vício.
A forma mais eficaz de deixar de fumar é substituir a nicotina que o seu corpo e cérebro necessitam. Controlar o vício com produtos NiQuitin como os sistemas transdérmicos irá minimizar os seus desejos e dar-lhe a nicotina de que necessita, aumentando a probabilidade de deixar de fumar nuns espantosos 70% 5.
Queremos ajudar ao máximo, caso se encontre no início do seu percurso para deixar de fumar, saiba como pode elaborar um plano de ação aqui.