Evite ingerir álcool nas primeiras semanas ou até os seus desejos por nicotina não serem tão fortes.
Como deixar de fumar e manter-se socialmente ativo
4 min leituraQuando está a deixar de fumar, as situações mais difíceis podem ocorrer quando está a socializar. Mas agora, mais do que nunca, é tão importante manter-se socialmente ativo. Não deve pensar que precisa de se isolar apenas porque deixou de fumar.
Saber quais são os estímulos que o levam a fumar em situações sociais pode ajudá-lo a criar ferramentas para resistir a essas tentações.
Eis algumas dicas para o ajudar a lidar com a tentação de fumar, para que possa viver a sua nova vida na sua plenitude sem fumar.
Dicas para resistir à tentação de fumar quando está a socializar:
Tenha sempre consigo os seus NiQuitin® Menta Comprimidos para Chupar, no caso de sentir um forte desejo de fumar
Avise as pessoas que está a tentar deixar de fumar para que o possam ajudar.
Peça às pessoas para não lhe oferecerem cigarros.
Mantenha as suas mãos ocupadas, segure e ingira uma bebida através de uma palhinha.
Não se sinta tentado a pensar que pode fumar apenas “um”.
Se sair à noite, leve um amigo que possa ajudá-lo a manter-se motivado.
Experimente mudar de ambiente, vá a sítios onde não se sinta tentado a fumar.
Evite bebidas alcoólicas
Todos sabemos que o álcool é um inibidor e afeta o nosso discernimento. Por isso, quando estiver na fase inicial de deixar de fumar, tente afastar-se da bebida. Se estiver com amigos, peça-lhes para não fumarem à sua frente para que não se sinta tentado a fumar! Se for sair com os seus amigos e prever que vai ter vontade de fumar, tenha consigo os seus NiQuitin® Menta Comprimidos para Chupar ou NiQuitin® Mint Gomas para Mascar para que possa combater imediatamente a vontade de fumar.
Peça ao seu “companheiro fumador” para ser o seu “companheiro de deixar de fumar”
Fumar no trabalho pode ser uma ocasião altamente social e, provavelmente, tem os seus horários em que normalmente sairia para fumar um cigarro com os seus colegas. Se está empenhado/a em deixar de fumar, peça aos seus amigos fumadores para tentarem deixar de fumar consigo. Se estiverem juntos, isso tornará o processo um pouco mais fácil.
Um passo de cada vez
Deixar de fumar é um feito notável, mas não coloque muita pressão em si mesmo. Pense antecipadamente nas situações que possam surgir que lhe provocarão o desejo de fumar. Tente manter-se em espaços fechados ou em zonas onde não é permitido fumar e pratique dizer a frase “não obrigado, não fumo” no caso de alguém lhe oferecer um cigarro. É uma sensação incrível.
Esteja recetivo a novos lugares e novas pessoas
Reserve tempo para se recompensar por ter dado início ao seu processo de deixar de fumar. Visite novos lugares ou comece um hobby interessante que tenha andado a adiar. Este é o tempo para se dedicar a si mesmo. Terá muito mais energia agora que não está a fumar e é uma boa ideia começar a criar hábitos novos e mais saudáveis que não estejam associados ao ato de fumar, para que se mantenha no bom caminho e sentir-se fantástico. Faça uma lista de todos os lugares que gostaria de visitar e planeie pequenas viagens.
É perfeitamente normal sentir desejos quando se deixa de fumar, especialmente em ambientes sociais, mas se tomou a decisão de deixar de fumar, também pode decidir manter-se assim. Tenha sempre consigo os seus produtos de substituição de nicotina, para que não se sinta tentado/a a “fumar apenas um”, sabendo assim que pode contar com eles para controlar o desejo. Não se esqueça de se manter motivado/a e aproveite estes momentos para fazer uso da sua força de vontade. Se conseguiu chegar até aqui, continue, com o passar do tempo será mais fácil.