Sintomas privação da nicotina

Article banner

Está determinado em deixar de fumar por causa da sua saúde, da saúde da sua família e da sua carteira? Lidar com os sintomas de privação da nicotina pode ser complicado.

SABER O QUE ESPERAR VAI AJUDÁ-LO

Saber o que esperar irá ajudá-lo a preparar-se mentalmente e vai dar-lhe uma oportunidade para arranjar apoio – quer seja de amigos e família, quer seja de produtos substitutos da nicotina. Um passo de cada vez!

Os efeitos secundários associados a deixar de fumar podem ser desagradáveis a curto prazo mas se conseguir atravessar um período de dias difíceis, vai ficar impressionado com o quão bem se vai sentir.

Sabemos que deixar de fumar não é fácil mas com apoio e a motivação certa vai conseguir.

O desejo de nicotina

Uma forte necessidade de fumar é a primeira coisa que provavelmente vai sentir quando decidir parar de fumar. A nicotina é altamente viciante e quando privado da mesma, o seu cérebro vai-se manifestar-se através de desejos incontroláveis de fumar um cigarro. Os desejos por nicotina podem chegar 2 a 3 horas após o último cigarro.

Existem dois tipos de desejos.

  • O primeiro é aquele desejo constante de fumar que o acompanha sempre. Este tipo de desejo vai constantemente diminuindo de intensidade ao longo das várias semanas depois de deixar de fumar.
  • O segundo desejo é um desejo inesperado de fumar um cigarro. Estes desejos incontroláveis podem ser causados pela rotina, como querer fumar depois de uma refeição, com algumas bebidas ou quando se está a sentir particularmente feliz, triste ou stressado. Apesar de este tipo de desejos súbitos tenderem a ocorrer cada vez menos ao longo do tempo, eles podem ser surpreendentemente fortes mesmo tendo passado alguns meses depois de fumar.

Usar um adesivo de nicotina irá fornecer uma quantidade contínua de nicotina para a sua corrente sanguínea, ajudando-o a prevenir os desejos antes de eles aparecerem. Para um alívio rápido tente utilizar as gomas para mascar ou os comprimidos para chupar, devido à sua ação em apenas alguns minutos.

Ansiedade e mau humor

Apesar de querer deixar de fumar, é completamente natural sentir-se ansioso quando pensa em deixar de fumar. Dependendo de há quanto tempo é fumador, mais difícil será o processo.

Tente definir qual o dia em que pretende deixar de fumar - um fim-de-semana ou um dia de férias. Não escolha um dia stressante de trabalho pois pode arruinar todo o seu esforço.


É normal sentir-se inquieto e nervoso quando para de fumar.

Utilizar um adesivo de nicotina pode atenuar este nervosismo e outros sintomas de privação da nicotina. Falar com alguém sobre como se sente também pode ajudar. Inscreva-se em grupos de apoio, ligue a um amigo ou fale com um familiar que também deixou de fumar.

É tentador acender um cigarro para acalmar a ansiedade – mas não se esqueça que foram os cigarros que lhe causaram tudo isto. Tente distrair-se fazendo caminhadas, lendo um bom livro ou indo ao cinema. Se ultrapassar os próximos dias tudo se tornará mais fácil.

Problemas de concentração

Muitas pessoas têm dificuldade em concentrar-se quando se encontram em abstinência de nicotina.

Tenha calma e procure apoio do seu chefe e dos seus colegas de trabalho se sentir que pode estar a afetar o seu trabalho. Os sintomas duram apenas alguns dias – e vai ficar muito mais saudável (e rico) quando deixar de fumar.

Agitação e problemas em dormir

Conseguiu ultrapassar o primeiro dia sem fumar com sucesso, mas com o anoitecer pode começar a sentir-se mais nervoso e inquieto. Um breve passeio ou alguns alongamentos de yoga podem ajudá-lo a aliviar alguma tensão excessiva tornando-se mais fácil adormecer.

Alguns fumadores compulsivos descobrem que têm pesadelos quando param de fumar. Utilizar um adesivo de nicotina durante 24 horas pode ajudar. Ainda assim, se acha que os pesadelos podem ser causados pelo adesivo, é preferível retirá-lo à noite e aplicar um adesivo novo de manhã.

Se as insónias forem um problema, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Dores de cabeça

As dores de cabeça são um dos sintomas de privação de nicotina mais comuns, particularmente no segundo e terceiro dia. Beber um copo de água fria ou fazer uma sesta pode ajudar. Para além disso, tenha sempre consigo algo para as dores de cabeça, para que esteja sempre preparado.

E não se sinta tentado a fumar um cigarro para tratar essa dor de cabeça – não se esqueça, que foi o facto de fumar que o deixou nessa situação.

Aumento de peso

Os estudos sugerem que algumas pessoas (não todas) irão ganhar algum peso nas primeiras 8-10 semanas após pararem de fumar. A nicotina aumenta o metabolismo, o que pode levar a um aumento de peso quando para de fumar. Ainda assim, o aumento do peso é um pequeno preço a pagar para ter mais benefícios na sua saúde.

Utilizar gomas para mascar ou comprimidos para chupar pode também ajudá-lo a manter o seu peso quando para de fumar. As gomas para mascar necessitam de estar na boca durante 30 minutos. Como no início terá de utilizar várias gomas para mascar (no máximo 15 gomas por dia) é menos provável que lhe apeteça comer.

Como é que NiQuitin® o pode ajudar a deixar de fumar

Sabemos através de estudos científicos (e através do feedback de fumadores) o quão difícil é deixar de fumar. Os sintomas de privação da nicotina podem ser complicados – e precisa de um produto que seja eficaz.

Sabemos também que as pessoas são todas diferentes. É por isso que criámos uma gama de produtos que lhe oferece flexibilidade, permitindo-lhe escolher o formato que mais lhe agrada.

Os Sistemas Transdérmicos NiQuitin® Clear têm eficácia clinicamente comprovada na redução dos sintomas de privação da nicotina. Duplicam as possibilidades de deixar de fumar com sucesso quando comparados com a força de vontade isolada1. Ao fornecerem uma quantidade contínua de nicotina durante 24 horas por dia, ajudam a diminuir o desejo de fumar um cigarro.

Quando tem um desejo incontrolável de fumar um cigarro recorra aos NiQuitin® Menta Comprimidos para Chupar ou às NiQuitin® Menta Fresca Gomas para mascar. Estes medicamentos atuam rapidamente, permitindo-lhe assim dimunir a vontade de fumar um cigarro e aproveitar o dia com mais tranquilidade.

Os Sistemas Transdérmicos NiQuitin® Clear, os comprimidos para chupar NiQuitin® Menta e as gomas para mascar NiQuitin® Menta Fresca fazem parte de um programa controlado, onde pode ir reduzindo ao longo do tempo a quantidade de nicotina, até já não ter mais vontade de fumar.

1 Nicotine replacement therapy for smoking cessation (Review). The Cochrane Collaboration, 2008.