O que fazer se não conseguir resistir à tentação

Article banner

A maioria dos fumadores já tentou várias vezes deixar de fumar – portanto se não conseguir resistir à tentação e fumar um ou dois cigarros, não está sozinho.

Só porque fumou um ou dois cigarros não significa que é um fumador – apenas significa que teve uma recaída, um erro de percurso.

SE TEVE UMA RECAIDA, NÃO ESTÁ SOZINHO

Em vez de sentir que falhou, aproveite a oportunidade para perceber o porquê da recaída e utilize esse conhecimento para o ajudar a manter-se firme da próxima vez que se sentir tentado a fumar um cigarro.

Não se esqueça, se não fumar durante três meses, é bastante provável que deixe de fumar de vez com sucesso.

Mantenha um espírito positivo

É natural sentir-se desencorajado mas não se massacre, pois isso só vai piorar o seu estado de espírito. Quando se sente em baixo é facil utilizar uma recaída como desculpa para começar a fumar novamente.

Não diga: “Bem, já estraguei tudo. Mais vale fumar o resto do maço!”. Em vez disso respire fundo e deite o resto dos cigarros para o lixo – assim envia ao seu subconsciente uma mensagem de que agora é um não-fumador.


Dê a si mesmo crédito pelas muitas vezes que conseguiu resistir à tentação de fumar – o que é que o ajudou a manter-se firme e que o pode ajudar no futuro?

Reveja as razões que o levaram a deixar de fumar em primeiro lugar, renove o seu compromisso, e agende um novo dia para deixar de fumar (o Dia D).

Perceba o porquê da recaída

Cada fumador tem os seus estímulos – quer seja o hábito da rotina, desejos súbitos, ou stress no trabalho. Conhecer os seus estímulos pode ajudá-lo a evitar algumas tentações, mas não se preocupe se não conseguir resistir – utilize a recaída como uma oportunidade para encontrar estratégias para a próxima vez.


Fumar é uma bengala emocional para muitos fumadores. Se fumou um cigarro quando se sentiu em baixo, stressado ou ansioso, pense em outras maneiras de encontrar apoio e de lidar com o que o está a preocupar.

Por exemplo, pode fazer o seu intervalo no trabalho numa altura diferente para evitar ver os seus colegas a fumar; pode evitar ir beber um café ou ir a um bar com os amigos durante algumas semanas ou pode também levar alguns NiQuitin® Menta comprimidos para chupar consigo para o caso de ter uma vontade súbita de fumar um cigarro.

Continue a utilizar as suas ferramentar para deixar de fumar

Se tem utilizado produtos de terapia de substituição nicotínica como os Sistemas Transdérmicos NiQuitin® Clear, os NiQuitin® Menta Comprimidos para Chupar ou as NiQuitin® Menta Gomas para Mascar, não pare de os utilizar só porque fumou um ou dois cigarros.

Continue a utilizá-los, e vai notar que os desejos irão diminuir gradualmente e tornar-se-ão mais fáceis de gerir. Não se esqueça que a utilização dos NiQuitin® Menta Comprimidos para Chupar ou das NiQuitin® Menta Fresca Gomas para Mascar ajudam a ultrapassar a vontade súbita de fumar um cigarro.


É importante continuar a fazer a terapêutica para voltar ao caminho certo o mais rapidamente possível.