Decidir deixar de fumar

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Decidir deixar de fumar pode parecer simples. Usar a força de vontade isolada pode não ser a melhor maneira para deixar de fumar com sucesso.

Na verdade, esta abordagem é a menos eficaz para deixar de fumar. A cada 100 fumadores, apenas 3 ficam sem fumar depois de 12 meses.

AUMENTE AS SUAS POSSIBILIDADES DE DEIXAR DE FUMAR COM SUCESSO

Se está a pensar em deixar de fumar, é importante estar mentalmente preparado.

Aqui vão algumas dicas para aumentar as suas possibilidades de deixar de fumar com sucesso.


Antes do dia em que decidir deixar de fumar, retire todos os cigarros e cinzeiros de sua casa, do trabalho e do carro.

Escolha um dia para deixar de fumar – escolha o dia D!

Escolha um dia para deixar de fumar com 2-3 semanas de antecedência, para que tenha tempo para se preparar sem perder a motivação. O stress pode aumentar o desejo por nicotina, portanto escolha uma altura calma do seu calendário – algumas pessoas deixam de fumar durante um longo fim-de-semana ou durante umas férias por exemplo. Ao mesmo tempo, evite eventos sociais onde se possa sentir tentado a fumar.


É boa ideia avisar os seus amigos e família que vai deixar de fumar, para que eles o possam apoiar – e com sorte ajudá-lo a resistir às tentações!

Identifique os estímulos que o levam a fumar

Os sintomas de privação da nicotina atingem o seu máximo 2 ou 3 dias depois do último cigarro e começam a diminuir gradualmente na semana seguinte. As alturas em que costuma acender um cigarro são usualmente as fases em que os desejos por nicotina são mais difíceis de resistir.

Gosta mais de fumar enquanto bebe um café, no intervalo do trabalho ou quando sai com os amigos? Esteja preparado para algumas alterações na sua rotina e evite situações que o podem tentar a fumar pelo menos durante as primeiras semanas.

Como lidar com o desejo de fumar um cigarro

  1. Anote as razões pelas quais quer deixar de fumar

A nicotina é uma poderosa substância aditiva e deixar de fumar abruptamente significa que irá experienciar os sintomas de abstinência mais intensamente do que se utilizar algum produto de substituição nicotínica.

Para manter a sua motivação em alta, anote as razões pelas quais quer deixar de fumar – e lei-as sempre que tiver vontade de fumar um cigarro.

  1. Técnicas de distração também podem ajudar

Algumas técnicas de distração também podem ajudar – ligue a um amigo, respire fundo, faça uma caminhada ou leia um livro. Os primeiros dias podem ser complicados, mas se resistir à necessidade de fumar os seus desejos devem diminuir após 2 a 3 semanas.

Deixar de fumar com os adesivos de nicotina

Se estiver a pensar em deixar de fumar, considere a utilização de terapia de substituição nicotínica. Estudos clínicos demonstraram que a utilização dos Sistemas Transdérmicos NiQuitin® Clear duplica as suas possibilidades de deixar de fumar com sucesso quando comparados com a força de vontade isolada1.

Os Sistemas Transdérmicos NiQuitin® Clear fornecem nicotina durante o dia, diminuindo a possibilidade de aparecimento da vontade de fumar. Utilizados como parte de um programa de 10 semanas, permitem-lhe ir gradualmente reduzindo a quantidade de nicotina no seu organismo, e assim ajustar-se a uma vida sem cigarros.

1 Nicotine replacement therapy for smoking cessation (Review). The Cochrane Collaboration, 2008.


Duplique as suas possibilidades
de deixar de fumar com sucesso!