Quais os constituintes de um cigarro?

Article banner

Quais os constituintes de um cigarro? Este pequeno palito branco pode parecer inocente – apenas um pouco de papel branco com folhas de tabaco moídas – mas não se engane. Dentro de cada cigarro está um cocktail de químicos que incluem formaldeído, pesticidas, cianeto, mercúrio e arsénio.

Os cigarros contêm também nicotina. É esta a substância que o faz ter vontade de fumar.

A NICOTINA É MUITAS VEZES INCOMPREENDIDA


A nicotina é um químico natural que existe na mistura das folhas de tabaco.

Nicotina

Quando acende um cigarro, a nicotina evapora-se e liga-se a pequenas gotas existentes no fumo, que são inaladas. A nicotina chega posteriormente ao cérebro e tem um efeito potente – estimula o sistema nervoso central, aumenta o batimento cardíaco e a pressão sanguínea, fazendo-o sentir mais relaxado e calmo. A exposição repetida e prolongada à nicotina altera a estrutura do cérebro, fazendo-o querer mais e mais para atingir as mesmas sensações.


Apesar de altamente viciante, a nicotina é relativamente inofensiva

Apesar da nicotina ser altamente viciante, é relativamente inofensiva quando comparada com outros químicos presentes no fumo do cigarro. É por isto que a nicotina pode ser utilizada terapeuticamente em produtos terapêuticos de substituição nicotínica, como os Sistemas Transdérmicos NiQuitin® Clear ou os NiQuitin® Menta Comprimidos para Chupar, que ajudam os fumadores a lidar com os desejos de nicotina enquanto tenta deixar de fumar.

Monóxido de carbono

Quando inalado e absorvido pela corrente sanguínea, o monóxido de carbono liga-se à hemoglobina no sangue e evita que esta transporte oxigénio suficiente para o resto do corpo.

Uma redução dos níveis de oxigénio afecta os seus níveis de energia, a aparência da sua pele, e o próprio funcionamento dos órgãos. Pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar a pressão sanguínea, o que leva a um aumento de risco de doenças cardíacas e enfarte.

Alcatrão

O alcatrão é uma substância castanha pegajosa que mancha os dedos dos fumadores e deixa os dentes amarelo-acastanhados. Quando fuma um cigarro o alcatrão é levado para os pulmões, revestindo-os. O alcatrão é um conhecido carcinogénico que estimula o desenvolvimento de células cancerígenas no corpo.

Outras substâncias prejudiciais

Outras substâncias tóxicas encontradas no fumo do tabaco:

  • Benzeno (um químico utilizado na produção de petróleo antes de se saber que provocava leucemia e outros tipos de cancro)
  • Amónio (utilizado em produtos de limpeza)
  • Acetona (encontrada em diluentes e em removedores de verniz das unhas)
  • Cianeto de hidrogénio (um gás tóxico)
  • Cádmio (o componente activo do ácido das baterias)
  • Butano (utilizado em líquidos para isqueiros)

A nicotina pode ser utilizada em produtos terapêuticos que funcionam tendo por base a substituição nicotínica