Como funciona a dependência do tabaco

Article banner

A nicotina é um químico natural existente na planta do tabaco que tem um efeito viciante quando fumada. Quando fuma um cigarro, a nicotina é levada para os pulmões, chegando ao cérebro em segundos – criando um pico de nicotina. Este tem um efeito potente no cérebro, originando sensações de prazer e reduzindo o stress e a ansiedade.

Quanto mais fumar, mais o cérebro fica viciado em nicotina. Isto significa que tem que fumar cada vez mais para obter o mesmo efeito.

QUANTO MAIS FUMAR, MAIS O CÉREBRO FICA VICIADO EM NICOTINA.


Cientistas utilizaram ressonâncias magnéticas para observar os cérebros de fumadores e não-fumadores. O que eles descobriram alterou a maneira de percepção do tabagismo e explica o porquê de ser tão difícil deixar de fumar. A exposição prolongada e repetida à nicotina altera a estrutura do cérebro, fazendo com que a deseje cada vez mais.

A estrutura do cérebro altera-se

A nicotina provoca uma alteração no cérebro afectando um grupo de neurónios que formam um circuito de recompensa no cérebro, libertando químicos que geram prazer e/ou redução de ansiedade. Se fumar regularmente, o cérebro irá produzir receptores nicotínicos adicionais – que requerem cada vez mais nicotina para atingir os mesmos níveis de relaxamento.

Quando se priva de nicotina, o cérebro revolta-se numa manifestação de desejo intenso em fumar um cigarro. Ao mesmo tempo, poderá experienciar variados sintomas de abstinência, como dores de cabeça, tremores, náuseas, transpiração e sensações de irritabilidade e ansieadade.


A maioria dos fumadores refere que não tem desejo de nicotina após 4 semanas.

Quanto tempo demora até deixar de fumar?

Os desejos relacionados com a dependência de nicotina podem aparecer 2 a 3 horas depois do úlimo cigarro, sendo que o seu pico costuma ser aos 2-3 dias. Três dias depois de deixar de fumar, a nicotina estará completamente eliminada do seu sistema. Passadas 2 semanas, um ex-fumador, em média, terá menos de 2 desejos por dia, sendo que cada um demorará menos de 3 minutos.

Para suportar o desejo de fumar, pode utilizar NiQuitin®. Os sistemas transdérmicos NiQuitin® duplicam as suas possibilidades de deixar de fumar com sucesso quando comparado com a força de vontade isolada1.

1 Nicotine replacement therapy for smoking cessation (Review). The Cochrane Collaboration, 2008.

Descubra mais